Menu
 

A JCDecaux reforçou seu compromisso e inovação em sustentabilidade ao anunciar a criação da primeira calculadora de impacto ambiental, econômico e social para campanhas. Fiel à sua visão pioneira de sustentabilidade e desafios sociais, a JCDecaux decidiu criar uma ferramenta de avaliação abrangente. O “Empreinte 360” estará disponível a partir do outono de 2021 na França, e fornecerá informações totalmente transparentes aos anunciantes sobre o impacto das campanhas da JCDecaux. Esta ferramenta também estará disponível para comunicações das autoridades locais nos mobiliários em seu próximo desenvolvimento.

Para apoiar o movimento coletivo que impulsiona a transição ecológica, a transformação econômica e a coesão social, a JCDecaux forneceu às autoridades locais, anunciantes e suas agências, uma ferramenta analítica 360º. Isso vai garantir uma avaliação real do impacto ambiental, econômico e social das campanhas. A JCDecaux foi auxiliada pela UTOPIES no desenvolvimento da ferramenta de avaliação. A agência independente é a líder “think tank” na França, fornecendo suporte para empresas e marcas que fazem do desenvolvimento sustentável o foco principal de suas estratégias, e são especialistas em impacto global. O Grupo também trabalhou em colaboração com organismos de certificação para fornecer às cidades, anunciantes e suas agências a ferramenta de avaliação mais abrangente, impactante e transparente. Além do foco ambiental, o Empreinte 360 é a única calculadora do mercado a incluir desenvolvimentos inovadores por meio da avaliação dos impactos econômicos e sociais das campanhas veiculadas pela JCDecaux.

A calculadora será usada nos seguintes equipamentos OOH e DOOH, que contabilizam em torno de 90% das atividades da JCDecaux na França:
  • Mobiliário Urbano de 2m² (Abrigos de Ônibus, MUPIs, “Flagpoles” e Bancas de Jornal);
  • Mobiliário Urbano de 8m² Retro Iluminado;
  • Colunas;
  • Telas Digitais no Aeroporto e nas ruas;
  • Adesivos de parede.

A ferramenta vai considerar todas as fases de publicação de uma campanha, uma vez confiada à JCDecaux. Isso inclui o desenvolvimento de redes, desmontagem e envio do display e a impressão do cartaz. A pedido do anunciante, a JCDecaux fornecerá uma avaliação abrangente, incluindo um resumo macroeconômico do impacto da campanha (ou o plano da campanha) com base em quatro indicadores principais:
  • Impacto de carbono, medida em emissões de CO2;
  • Impacto hídrico, medida em metros cúbicos (m3);
  • Impacto social, medida em equivalente de tempo integral, com suporte na economia francesa;
  • Impacto econômico, medida em euros, gerada na economia nacional francesa.
 
A JCDecaux também recomendará maneiras adicionais de reduzir o impacto ambiental do anunciante para aumentar sua conscientização e responsabilidade. Isso se aplica especificamente à fase de produção da campanha (impressão, seleção de tinta, produção e tamanho do arquivo de exibição digital etc.).

Como mídia, a JCDecaux sempre esteve comprometida: comprometida com as cidades e territórios com os quais trabalhamos, com apoio ao emprego e com o movimento “Made in France”, com a proteção do meio ambiente e com a criação de espaços de convivência, com nossos anunciantes e suas marcas. Desde a invenção dos abrigos de ônibus publicitários, até o aluguel de bicicletas por autoatendimento, a JCDecaux contribui para fazer melhorias sustentáveis na vida urbana para todos os usuários do espaço público. Desde a sua criação, o Grupo tem inovado continuamente para reduzir o seu impacto ambiental com o mobiliário urbano de design ecológico, energias 100% renováveis e seu esforço para alcançar o status de carbono neutro para suas atividades na França até o final de 2021. Apoiada em iniciativas de longa data, na França, a JCDecaux também reduziu suas emissões de gases de efeito estufa em 55% entre 2017 e 2020*. Através do seu compromisso com o design e fabricação de seu mobiliário urbano na França, e como coordenadora da cadeira de valor para PMEs e startups, a JCDecaux desempenha um papel ativo no apoio a empregos, negócios e inclusão de todas as áreas locais. A abordagem sustentável do Grupo também foi reconhecida por agências de classificação extra financeiras em 2020. Uma pontuação de 4,6/5 no índice FTSE4Good da FTSE Russel, e seus status de “A Leadership” mantido pela agência de classificação de mudanças climáticas, Carbon Disclosure Project (CDP). Além disso, pelo quarto ano consecutivo, a JCDecaux obteve a pontuação máxima “AAA” no rankin ESG (Environment, Social, Governance) da Morgan Stanley Capital International (MSCI).
  
Élisabeth Laville, Fundadora da UTOPIES, disse: “Estamos orgulhosos de apoiar a JCDecaux na criação dessa ferramenta 360º, que é consistente com a nossa abordagem holística para o desenvolvimento sustentável. Nossa visão é movida por diversos indicadores que servem para consolidar um impacto socioeconômico, de carbono e de água. A calculadora entrega análises práticas para as campanhas. Marca a primeira etapa vital no apoio às metas de redução ao longo do tempo. Também fornece uma plataforma para discutir o impacto dos produtos apresentados. Por meio da nossa avaliação de impactos de campanhas, estamos desempenhando nossa parte nas discussões atuais sobre o papel e o uso da publicidade e dos produtos apresentados. Além disso, estamos impulsionando a discussão em nosso trabalho com a JCDecaux sobre “Brand Urbanism”, que busca redirecionar o papel positivo das marcas nas nossas cidades."

Jean-Charles Decaux, Presidente do Conselho Executivo e Co-CEO da JCDecaux, disse: "A JCDecaux é um player responsável desde a sua criação e para sempre no futuro. O ponto central da nossa estratégia é nossa abordagem holística prática para a sustentabilidade. Este último visa conciliar as questões ambientais, econômicas e sociais. O lançamento da Empreinte 360 é um marco no nosso compromisso. Ele reafirma nossa ambição por transparência e o nosso esforço para apoiar o impulso coletivo por um ambiente melhor, e planejamento e desenvolvimento em áreas locais. A calculadora não fornece apenas informações, mas também aumenta a consciência e a responsabilidade dos nossos anunciantes, suas agências e as autoridades locais. Ela fornece uma visão geral, 360º, do impacto de suas campanhas. A publicidade externa que disponibilizamos para as marca e cidades, é um componente essencial que está indissociavelmente ligado à transformação ecológica, social e econômica. Por meio deste novo serviço, e como um parceiro confiável de mídia pública, a JCDecaux continuará demostrando a utilidade e a eficiência das suas mídias para áreas locais e para sua população, e continua sendo uma parte integrante de uma abordagem para aumentar a consciência em seu ecossistema para construir um mundo mais sustentável."


 

Quer saber mais?

Published in Internacional