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O Grupo JCDecaux é conhecido por desenvolver suas atividades de forma ética, responsável e sustentável. Esse compromisso é extensível e exigido não só dos nossos colaboradores, mas também dos nossos parceiros, sejam eles clientes, fornecedores ou autoridades locais e regionais. Para tanto, a JCDecaux conta com um conjunto de códigos, políticas, treinamentos e iniciativas que contribuem para a divulgação e implementação prática desses compromissos.

Dentre esses códigos, a Carta Ética do Grupo JCDecaux possui extrema relevância. Ela é divulgada, assinada e seguida por nossos colaboradores e inclui, entre outros, os compromissos de:

  • Oposição a todas as forças de corrupção, não sendo tolerados quaisquer desvios;
  • Respeito às regras de livre concorrência;
  • Respeito às regras relativas às informações financeiras e contábeis;
  • Adoção de um comportamento ético em todas as circunstâncias;
  • Respeito aos princípios de qualidade, lealdade e integridade inerentes aos valores do Grupo JCDecaux;
  • Respeito à legislação;
  • Respeito aos direitos de propriedade intelectual de terceiros;
  • Tratamento confidencial das informações transmitidas e recebidas;
  • Incentivar a reflexão acerca da responsabilidade e impacto de cada um;
  • Proteção dos dados pessoais;
  • Respeito à política sobre presentes e convites;
  • Garantir o respeito, por parte dos fornecedores e prestadores de serviço, das regras éticas do Grupo JCDecaux, sob pena de rescisão do contrato.
     

O Grupo JCDecaux compromete-se a examinar e propor solução à toda falta de ética profissional que lhe for comunicada. Assim, a Carta Ética, além de explorar cuidadosamente os compromissos acima listados, prevê um procedimento de alerta caso constatado o descumprimento de alguma regra. Ainda nesse âmbito, o Grupo JCDecaux mantêm um Comitê de Ética criterioso e capacitado para avaliar essas situações. As regras de funcionamento, composição e formas de acionamento do referido Comitê estão igualmente detalhadas na Carta Ética do Grupo JCDecaux.

Carta de Valores Sociais Fundamentais do Grupo JCDecaux

A excelente reputação da JCDecaux também decorre dos fortes valores sociais pregados por seu fundador, que fazem parte da cultura corporativa e continuam a orientar o desenvolvimento da companhia.

Em razão da presença global do Grupo, o compromisso com os valores sociais fundamentais em todos os países onde a JCDecaux desenvolve suas atividades é de extrema importância. Por isso, elaborou-se a denominada Carta de Valores Sociais Fundamentais do Grupo JCDecaux. Esta, além de elencar tais valores, foi elaborada de acordo com os seguintes padrões internacionais: a Declaração Universal dos Direitos do Humanos das Nações Unidas, as Convenções Fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e aos Princípios Diretores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A Carta de Valores Sociais Fundamentais, que é assinada por todos os colaboradores da JCDecaux, estabelece as diretrizes e o comportamento esperado pelo Grupo. Assim como a Carta Ética, o compromisso com tais valores é extensível e exigido não apenas dos colaboradores, mas também dos parceiros locais e regionais da JCDecaux, sejam eles clientes, fornecedores ou autoridades.

Abaixo estão elencados, de forma resumida, os Valores Sociais Fundamentais que representam os compromissos assumidos pelo Grupo JCDecaux:

  • Garantia de um ambiente de trabalho seguro, assegurando o respeito ao indivíduo;
  • Direito de negociação coletiva e liberdade de associação;
  • Condenação a qualquer forma de trabalho forçado;
  • Condenação ao emprego de mão de obra infantil;
  • Ausência de discriminação no ambiente de trabalho, assegurando a contratação com base em mérito, bem como fornecendo oportunidades equivalentes e tratamento igual a todos os colaboradores;
  • Respeito à legislação local e nacional a respeito das normas de saúde e segurança no trabalho, implementando as melhores práticas da indústria;
  • Respeito à legislação local e nacional acerca da limitação do tempo de trabalho, gestão das horas extraordinárias, descanso semanal remunerado e férias;
  • Direito à segurança social e licenças como parentais e de paternidade;
  • Garantia de um salário decente que permita no mínimo responder às necessidades de base dos colaboradores, definidas de acordo com o país no qual trabalham;
  • Garantia de fornecimento de formação e ferramentas necessárias ao de desenvolvimento dos colaboradores;
  • Condenação de qualquer forma de assédio e violência, garantindo um ambiente de trabalho isento de assédio. Nenhum comportamento agressivo ou hostil será tolerado;
  • Respeito à privacidade e proteção dos dados pessoais;
  • Direito à participação da vida pública e atividades políticas.

Junto com a Carta Ética, que define o código de conduta dos negócios no Grupo e das relações com os parceiros da JCDecaux, a Carta de Valores Sociais Fundamentais representa um pilar dos compromissos assumidos por esta a favor do desenvolvimento sustentável: um crescimento econômico respeitando as pessoas e o meio ambiente.

A Carta de Valores Sociais Fundamentais prevê, ainda, o procedimento aplicável caso um colaborador constate que um dos valores sociais enunciados não é respeitado ou está prestes a ser violado, sendo garantido o direito de anonimato do denunciante.

Código de Conduta do Fornecedor

Objetivo: Estabelecer os princípios que todos os fornecedores que trabalham com a "JCDecaux" devem respeitar em toda as suas atividades e em todo o mundo.

Ações: Baseado nas principais normas internacionais reconhecidas, os princípios orientadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a Declaração Universal dos Direitos do Homem da Organização Das Nações Unidas (ONU), as oito Convenções Fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), este documento, revisado em 2017, forma parte das condições generais da compra do grupo. Ao assiná-lo o fornecedor aceita os termos incondicionalmente e se compromete a cumprir com estes princípios.

Código de conduta do fornecedor: ESP PT FR