Menu Contato
1964 - 1972
O começo
1964

Jean-Claude Decaux inventa o novo conceito e modelo de negócios de Mobiliário Urbano com abrigos de ônibus financiados por publicidade. Nasce a JCDecaux, e também um novo formato de publicidade de 2 m2.
Lyon (França) foi a primeira cidade a adotar o modelo de negócios da JCDecaux.

1966

Dois anos após sua criação, a JCDecaux expande para fora da França e instala seus abrigos de ônibus em Bruxelas (Bélgica), onde é criada a primeira subsidiária.

1967

A empresa estabelece sua sede em Plaisir, perto de Paris. 50 anos depois, em 2014, o site recebeu mais de 700 funcionários de mais de 100 profissões, desde a preparação do pôster até a P&D.

1971

A JCDecaux instala seu mobiliário urbano em Lisboa. A JCDecaux Portugal se torna a primeira subsidiária em um país de língua não francesa.

1972 - 1982
Inovações para marcas e cidades
1972

O JCDecaux revoluciona os painéis de publicidade, substituindo todas as chapas por painéis com luz de fundo.
O anúncio se torna mais colorido e luminoso, capaz de destacar os melhores detalhes das fotografias, que estavam apenas começando a ser usadas em publicidade.

1972

O JCDecaux inventa o City Information Panel, um mobiliário urbano que exibe informações da cidade de um lado e publicidade do outro. Uma nova divisão é formada três anos depois para ajudar as cidades a criar seus mapas e comunicações.

1972

Desejando deixar seu mobiliário mais bonito e prestar mais serviços ao público em geral, Paris adota em 1972 os abrigos de ônibus da JCDecaux.

1973

A JCDecaux apresenta a campanha de sete dias, que oferece mais flexibilidade e impacto aos anunciantes.

1975

A JCDecaux cria novas placas de sinalização e as oferece para as cidades, juntamente com seus abrigos de ônibus e painéis de informações. O governo francês os tornaria padrão para todas as sinalizações na França.

1976

Um novo modelo de Mobiliário Urbano, o "PISA", é inventado para combinar do mesmo lado informações e anúncios da cidade. JCDecaux inventa ao mesmo tempo os 8 m². Este formato sobreviverá ao "PISA" substituído a partir de 1988 pelo "Senior".

1980

A JCDecaux inventa o Quadro Eletrônico de Informações. As cidades agora podem comunicar suas mensagens em tempo real aos cidadãos, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

1980

Projetados para serem perfeitamente limpos e operacionais, além de economizarem energia e água, os banheiros públicos automáticos da JCDecaux são testados e instalados em Paris em 1980 e 1981.

1982 - 1999
Design e Desenvolvimento de Negócios
1982

A JCDecaux instala seus primeiros móveis na Alemanha, em Hamburgo em 1982. Em 1990, alguns meses antes da reunificação, a JCDecaux seria uma das primeiras empresas a investir no leste da Alemanha, com um contrato com a cidade de Leipzig.

1982

As equipes da JCDecaux projetam o abrigo de ônibus de Murano.

1991

A JCDecaux adquire as Morris Columns.

1992

Norman Foster é o primeiro designer a trabalhar com a JCDecaux no design de linhas de mobiliário urbano. Mais de 50 designers ainda iriam trabalhar com a JCDecaux, Mario Bellini, Philippe Starck e Jean-Michel Wilmotte e outros.

1994

São Francisco é a primeira cidade americana a fazer parceria com a JCDecaux, que instala seu primeiro modelo de banheiros públicos automáticos acessíveis a pessoas em cadeiras de rodas.

1997

Graças a colaboração do designer Philip Cox e a qualidade de sua manutenção, a JCDecaux vence o concurso para a cidade de Sydney. O grupo entra na Oceania.

1998

Projetos perfeitamente limpos e operacionais, além de economizar energia e água, os banheiros públicos automáticos do JCDecaux são testados e instalados em Paris em 1980 e 1981.

1999 - 2013
Do desafiante ao número 1 em todo o mundo
1999

A JCDecaux vence a primeira concessão de publicidade em Cingapura, que proibia a publicidade em espaços públicos e instala abrigos de ônibus na Orchard Road.

1999

A JCDecaux compra a Avenir, a divisão de comunicação externa da Havas Media Communication. O grupo congratula-se com as duas novas atividades de publicidade em grande formato e transporte.

2001

A JCDecaux é listado na bolsa de valores de Paris. Antecipando, o grupo estabeleceu no ano anterior ao que ainda hoje é a governança: um conselho de supervisão e um conselho executivo com uma cadeira anual rotativa, ocupada alternadamente por Jean-François e Jean-Charles Decaux.

2003

Um novo serviço se junta ao portfólio JCDecaux, para atender às necessidades das cidades por melhor mobilidade urbana. O primeiro ponto de bicicletas de autoatendimento está instalado em Viena, Áustria.

2004

A JCDecaux UK começa a desafiar a publicidade ao ar livre e apimenta as campanhas tradicionais com elementos personalizados prontos para uso. Em 2004, o JCDecaux Innovate é oficialmente criado.

2008

A JCDecaux assina em 2008 seu primeiro contrato com o Aeroporto Internacional do Dubai. Outros negócios na região seguiriam, e a JCDecaux Middle East aumentará para mais de 250 funcionários em 2014.

2011

Presente em 56 países, o JCDecaux se torna o número 1 em publicidade ao ar livre.

2013

Em 2013, a JCDecaux compra 85% da Eumex, uma empresa mexicana fundada em 1995. Mais de 500 pessoas se juntam à JCDecaux, que fortalece sua posição no Chile e na Argentina e faz sua entrada em sete novos países.

2013 - Até hoje
Desenvolvendo interatividade e conectividade
2013

Uma nova divisão, JCDecauxLive, é criada na JCDecaux UK, com o objetivo de oferecer campanhas mais interativas e envolventes. Essa nova divisão experimental ativa todo o potencial das mais recentes telas digitais.

2013

JCDecaux começa a criar telas digitais sob medida: Estação Waterloo (Reino Unido), Chicago, Aeroporto de Los Angeles (LAX)

2014

A JCDecaux adquire a Continental Outdoor Media. Com presença em 16 países, a JCDecaux se torna a principal empresa de publicidade ao ar livre na África.

2014

A JCDecaux coloca redes wi-fi a serviço da conectividade urbana em parceria para a implantação de pequenas células com a Vodafone, Huawei ou Alcatel-Lucent. Amsterdã é a primeira cidade a equipar mais de 400 pontos de ônibus.

2015

Abrigos de ônibus mais inteligentes e ecológicos chegam às cidades, começando com Paris, um novo abrigo de ônibus equipado com painéis fotovoltaicos, telhados verdes, carregadores USB e telas de informações digitais, fornecendo informações localizadas e em tempo real.

2016

17 anos após sua chegada ao Japão, onde a publicidade ao ar livre não era permitida em domínio público até 2003, a JCDecaux reforça sua presença no terceiro maior mercado de publicidade do mundo ao ganhar o contrato de publicidade de móveis de rua em Tóquio, a última megacidade icônica que faltava na lista de realizações do grupo.

2016

Mobiliário urbano inteligente, conectividade, mobilidade, comunicação interativa, orientada a serviços e contextualizada; A JCDecaux é pioneira em cidades inteligentes. O Grupo oferece Wi-Fi de banda larga gratuito nos Champs-Elysées em Paris e móveis de rua inteligentes, um verdadeiro cluster de inovação, em Nice e em um número crescente de cidades.

2017

Londres se torna a vitrine digital da JCDecaux com a maior rede mundial de abrigos de ônibus digitais. 1.000 telas digitais de 84 polegadas com qualidade de imagem incomparável oferecem aos anunciantes uma audiência premium em toda a capital, incluindo a cidade, onde a publicidade em pontos de ônibus foi proibida anteriormente.

2017

Chicago se torna a primeira cidade americana a permitir conteúdo de vídeo em móveis de rua digitais. O JCDecaux instala 150 telas de 86 polegadas em locais premium no centro de negócios da cidade, incluindo o distrito financeiro de Loop e a icônica North Michigan Avenue, uma das principais atrações turísticas de Chicago.

2018

A JCDecaux está na vanguarda do mercado de aluguel de bicicletas de autoatendimento com a implantação de 4.000 novas bicicletas Vélo'v em Lyon em uma noite. Na área urbana de Nantes, o 1.230 biclooPlus do Grupo é uma oferta abrangente, com bicicletas para aluguel de médio e longo prazo e uma solução de estacionamento. E as bicicletas vel'oH de autoatendimento com assistência elétrica.

2018

A aquisição da APN Outdoor na Austrália é a maior transação desde a oferta pública inicial da JCDecaux em 2001. A aquisição abre caminho para uma expansão significativa dos negócios do Grupo na Austrália, o 7º maior mercado de publicidade do mundo e particularmente receptivo ao mercado digital. Ele também permite que a JCDecaux consiga uma posição na Nova Zelândia.

2018

Lançamento do VIOOH, uma plataforma global independente e automatizada de planejamento e negociação projetada para conectar compradores e agências de mídia ao ecossistema programático digital. Através do uso de algoritmos, o VIOOH permite que eles acessem mais facilmente soluções inteligentes que podem ser automaticamente adaptadas ao público-alvo.

Saiba mais

Conhecimento