Menu

 

A lei da Igualdade Salarial prevê que homens e mulheres que exercem trabalho de igual valor ou a mesma função devem ter o mesmo salário. Com base nas informações enviadas pelas empresas, o Ministério do Trabalho e Emprego elaborou relatórios para cada uma.

Nota de Esclarecimento sobre a Lei de Igualdade Salarial


A JCDecaux do Brasil esclarece que, em relação aos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no primeiro Relatório de Transparência e Igualdade Salarial entre mulheres e homens, é importante destacar que tais informações não refletem com precisão a realidade da empresa.

Em primeiro lugar, é relevante ressaltar que os dados se referem ao ano de 2022, e a situação atual da empresa já não é a mesma em março de 2024.

Essas variações são decorrentes do tratamento dos dados em grandes grupos, sem considerar a senioridade de cada posição, como profissional júnior, pleno, sênior, além de não contemplar distinções entre posições gerenciais ou diretivas. Ademais, as empresas não tiveram a oportunidade de ajustar as classificações do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), que está em constante atualização pelo ministério do trabalho.

Tais variações também são impactadas por fatores independentes de gênero, como remuneração variável de vendas, horas extras, adicional noturno e adicional de periculosidade, entre outras.

Além disso, não foram consideradas as particularidades e responsabilidades específicas de cada área, que podem demandar diferentes níveis de complexidade e conhecimento, refletindo-se em remunerações diferenciadas.

Ressaltamos que a JCDecaux valoriza as individualidades e reconhece a importância da equidade de gênero no mercado de trabalho, sendo este um dos nossos compromissos fundamentais de sustentabilidade: ser uma empregadora responsável.

Como parte desse compromisso, por exemplo, temos a meta global de alcançar 40% de representatividade feminina nos comitês executivos da empresa até 2027, meta já alcançada no Brasil desde 2022.

Durante nossos processos seletivos, não fazemos qualquer distinção com base em etnia, gênero ou orientação sexual. Na etapa final das seleções para cargos de gestão, é obrigatório incluir pelo menos uma candidata mulher.

Comprometemo-nos a trabalhar de forma responsável, colaborando para eliminar quaisquer disparidades salariais entre profissionais, sempre alinhados com a estratégia de negócios da nossa empresa, com o objetivo de manter um ecossistema sustentável e inclusivo.

Agradecemos a compreensão e reiteramos nosso compromisso contínuo com a equidade e a diversidade em nosso ambiente de trabalho.

 

Abaixo, apresentamos os Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens - 1º Semestre 2024 da JCDecaux Brasil e Concessionária A Hora de São Paulo.

Concessionária Hora de São Paulo
 
JCDecaux do Brasil
 

Quer saber mais?