Menu


Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 em Conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com o passar dos anos, a celebração foi transformada em Semana do Meio Ambiente. Comprometida com a preservação dos recursos naturais da Terra, o Grupo JCDecaux tem como um dos seus pilares justamente a sustentabilidade, com iniciativas de reciclagem e reaproveitamento de recursos há anos.

Criado por Jean-Claude Decaux na década de 60, a mídia Out of Home (OOH) tem um modelo de negócio naturalmente sustentável. O mobiliário urbano pode ser reutilizado várias vezes e dura cerca de 30 anos, o que reduz significativamente o impacto ambiental da extração de matérias-primas e produção de móveis novos.

Mesmo assim, em OOH, o consumo de energia associado aos ativos operacionais e obtenção e descarte de papel e plásticos usados para realizar campanhas são responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa e, para diminuir cada vez mais os danos, a JC Decaux adota o eco-design em seus produtos e prima pela qualidade da manutenção desses equipamentos para que tenham vida útil prolongada.

Globalmente, a JC Decaux recicla 68% dos resíduos. No Brasil, o Grupo recicla 100% dos seus cartazes expostos, além de matérias como lonas de PVC, vidro, plástico, madeira, papelão, papel, resíduos de construção civil, plásticos, adesivos e eletrônicos. Por meio de fornecedores, o processo de gestão de resíduos acontece desde a segregação dos materiais em nossas bases espalhadas pelo Brasil até a coleta e destinação de cada material. No ano de 2020 reciclamos cerca de 58 toneladas de material e em 2021, até o momento, foram 13 toneladas recicladas.

Outro recurso que a JC Decaux busca preservar é a água. No Brasil, o grupo tem como prática a utilização de água captada das chuvas e produtos biodegradáveis para limpeza de seus mobiliários, veículos da frota e galpões. Somente quando não existe uma quantidade suficiente em seus reservatórios é que é realizada a utilização de água das distribuidoras em seus processos.
 


A Companhia também está comprometida com a política de compra de energia verde e é a primeira empresa de mídia OOH a aderir à iniciativa RE100, reunindo empresas ao redor do mundo para promover eletricidade 100% renovável. Desde 2016, 71% dos mercados da JCDecaux substituíram, pelo menos parcialmente, a iluminação existente por LEDs em seus móveis. A meta de energia verde é cobrir 100% do consumo de eletricidade de fontes renováveis ​​até 2022.

Além disso, todos os veículos novos da frota de postagem, limpeza e manutenção, que consiste em mais de 5.500 veículos, foram selecionados com base em seu impacto ambiental. As programações de manutenção são organizadas por tipo e localização de móveis de móveis para reduzir o tempo de viagem e o consumo de combustível. A JCDecaux também possui seu programa de direção ecológica em 55% dos países onde opera. O programa treina todos os funcionários que usam um carro da empresa para otimizar seu estilo de direção para reduzir o consumo de combustível e melhorar a segurança no trânsito.

A sustentabilidade está em nosso DNA e nosso compromisso com o futuro é parte integrante do desenvolvimento de todas as nossas atividades.