Nos anúncios de mídia externa, marcas e produtos que são reconhecidos em até dois segundos têm 54% mais chances de ser posteriormente lembrados, o que pode influenciar a decisão de compra do consumidor.
Essa é a conclusão de um estudo feito pela companhia de "out of home" (OOH, na sigla em inglês) JCDecaux em parceria com a empresa de pesquisa de marketing de System1, que avaliou 1.000 peças fixadas em relógio de rua em sete mercados --incluindo o Brasil -, com a ajuda de 180 mil respondentes.
Deixar a marca em evidência nas propagandas pode parecer uma estratégia lógica - e até simples -, mas uma em cada três campanhas de OOH não cumpre o seu propósito. Ou seja, em 33% dos casos não é possível identificar qual é a empresa dona da mercadoria ou do serviço anunciado.
Outro ponto trazido pelo levantamento é que as campanhas mais concisas, com até sete palavras, costumam ter desempenho superior em reconhecimento de marca. Da mesma forma, quando as cores, os personagens e o estilo da marca são bem aplicados, a lembrança em OOH cresce 35%.

A pesquisa aponta ainda que quando as peças geram sentimentos positivos (de felicidade ou surpresa, por exemplo) impulsionam em até 52% as ações comerciais. Entretanto, quase 40% dos anúncios em todo o mundo não se fiam nessas emoções.
"Uma das principais conclusões do estudo é sobre o poder da simplicidade nesse tipo de comunicação, porque as pessoas vão passar muito rápido pelo anúncio", diz a diretora de marketing da JCDecaux, Silvia Ramazzotti.
A executiva destaca ainda que as peças de OOH precisam ser coerentes com as demais iniciativas de marketing, como os vídeos nas redes sociais e anúncios na TV. Essa identidade ajuda o consumidor a reconhecer.
Fonte: Valor Econômico
https://valor.globo.com/empresas/marketing/noticia/2025/09/25/marca-ide…