A JCDecaux, líder global em Out of Home (OOH), acaba de divulgar uma nova solução de interação com o público: o Robô OOH. Desenvolvido com tecnologia avançada de inteligência artificial, o robô reconhece a presença de pessoas, identifica expressões faciais dos consumidores que estão dispostos a interagir, conversa em diferentes idiomas e apresenta conteúdos personalizados relacionados a marcas, produtos e serviços.
As ativações podem ser realizadas em diversos ambientes, como em estações de metrô, aeroportos e varejo. Nos supermercados, por exemplo, o Robô OOH promove novos produtos, ofertas e promoções, sugere receitas, oferece dicas e orienta os consumidores em relação à localização de gôndolas, tornando a jornada de compra mais interativa, personalizada e dinâmica.
A estreia do Robô OOH ocorreu em parceria com Qualy, marca líder em margarinas no Brasil, em uma loja do Carrefour no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Na ação, o Robô OOH foi apelidado de “Qualyzinho” e impulsionou a campanha “Gosto de Qualy”.
O lançamento marca o avanço da JCDecaux em soluções que aproximam as marcas e a audiência. “Despertar o interesse das pessoas em produtos e serviços no momento decisivo de compra gera impacto direto nas vendas e no engajamento, porque conecta as marcas à audiência de uma forma mais interativa e personalizada. O Robô OOH representa um avanço nessa estratégia e traz vantagem competitiva no momento em que o consumidor está escolhendo o que comprar”, destaca Silvia Ramazzotti, Diretora de Marketing da JCDecaux Brasil.
“Queremos surpreender nosso público por meio de uma experiência que oferece conveniência e personalização ao explorar os diferenciais de Qualy, destacando como nossas margarinas são versáteis na cozinha e atendem às mais variadas necessidades, preferências e ocasiões de consumo, garantindo um toque especial em cada receita”, afirma Marina Secaf, Gerente Executiva de Marketing de Spreads da MBRF.
A iniciativa também se conecta ao avanço do retail media no país, impulsionado por dados que mostram a relevância do ambiente de compra na decisão final dos consumidores. Atualmente, a JCDecaux opera 90 lojas do Carrefour no Brasil, com um inventário totalmente digitalizado composto por mais de 260 equipamentos e 460 faces publicitárias. Esse ecossistema permite integrar alto impacto, contextualização e mensuração para as marcas e agências.
Uma pesquisa, realizada pela Offerwise com 1.879 pessoas em 11 cidades e 27 lojas do Carrefour, revelou que 70% dos consumidores notam os equipamentos da JCDecaux nas lojas, e 58% buscam os produtos anunciados dentro do ambiente. Os dados de vendas do Carrefour, disponibilizados em tempo real, por dia, hora e localização, também permitem avaliar as variações de market share e o impacto direto das campanhas publicitárias, comparando lojas com e sem veiculação de anúncios de uma determinada marca.
A ação com Qualy será realizada ao longo deste mês em cinco lojas do Carrefour na Grande São Paulo: além de Pinheiros, nas unidades Pamplona, Imigrantes, Osasco e Maria Campos.
A ação com o Robô OOH reforça a presença de Qualy no ponto de venda e fortalece a estratégia da JCDecaux em integrar tecnologia, inteligência de dados e métricas, aproximando marcas e consumidores de forma contextualizada ao longo de toda a jornada da audiência, em supermercados, metrô e aeroportos.