Uma ação especial marcará os 125 anos da Câmara de Comércio França-Brasil: em diversos pontos de São Paulo, os relógios de rua exibirão anúncio comemorativo. A iniciativa é fruto da parceria com a JCDecaux — maior empresa de mídia exterior do mundo e associada institucional da CCIFB de São Paulo.
A arte destaca, na primeira tela, os mapas da França e do Brasil unidos por um aperto de mãos, símbolo dos laços históricos, culturais e econômicos entre os dois países. Em seguida, a campanha convida o público a conhecer a história e a atuação da Câmara por meio de seu site oficial. Para Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux no Brasil e VP de Comunicação da CCIFB-SP, essa imagem traduz a essência da missão da instituição: "ela representa uma relação de confiança e cooperação construída ao longo de mais de um século. Queremos destacar o impacto desse trabalho na expansão das empresas francesas no Brasil e no fortalecimento dessa parceria bilateral".
O presidente da CCIFB-SP, Thierry Besse, destaca que o momento é especialmente significativo, pois, além da celebração dos 125 anos da CCIFB, neste ano França e Brasil completam 200 anos de relações diplomáticas. "Seguiremos promovendo o intercâmbio de conhecimento, a cooperação empresarial e a atração de investimentos. Esta campanha é uma maneira simbólica de reforçar nosso papel como ponte entre os dois países”, afirma.
Sobre a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB)
Fundada em 1900, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) é a mais antiga câmara bilateral em atividade no país. Com presença em diversas regiões, atua como ponte estratégica entre França e Brasil, promovendo relações econômicas, científicas e culturais. Integra também o Conselho das Câmaras de Comércio da União Europeia (Eurocâmaras de São Paulo) e representa uma das redes empresariais mais influentes do Brasil.
Hoje, cerca de 1.300 empresas francesas operam no país, gerando mais de 550 mil empregos e um faturamento anual superior a 400 bilhões de reais. A França é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil — cenário no qual a CCIFB desempenha um papel essencial na consolidação dessa parceria de longo prazo.