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Os resultados da pesquisa, que analisou o comportamento e a percepção de grandes executivos em 12 países, apontam que a publicidade no ambiente aeroportuário gera, em média, 65% de conversão, entre outros insights com razões de sobra para investir em OOH
 


Lançado pela JCDecaux, líder mundial em mídia OOH, o estudo “Aberto para Negócios”, que aconteceu entre os meses de setembro e novembro de 2018, investigou 12 grandes mercados de atuação da JCDecaux pelo mundo, incluindo o Brasil (nos aeroportos de internacionais de São Paulo e Brasília). A pesquisa teve como foco os BDMs (business decision makers), executivos tomadores de decisão, como diretores CEOs, CFOs e CTOs. No total, foram 4.464 participantes, 431 somente no Brasil. Além de evidenciar a força da publicidade B2B em aeroportos, os resultados fornecem diversos dados sobre a comunicação com esse grupo específico de anunciantes.

Quando viajam a negócios, por exemplo, a pesquisa mostra que os tomadores de decisão  mantêm o “modo trabalho” em alerta e, além disso, o famoso “tempinho de espera” pode fazer toda a diferença. Quatro entre cinco afirmam aproveitar o momento livre como oportunidade para explorar novas ideias para seus negócios. Em média, esses executivos costumam chegar bem antes do horário do vôo, mesmo para viagens curtas (na média, 1 hora e 29 minutos para curtas distâncias, e 2 horas e trinta e nove minutos para longas distâncias). O trabalho não fica restrito aos business lounges (60% trabalham fora dessas áreas e 89% dizem prestar atenção no ambiente e no que acontece ao redor).

Predominantemente masculino, com idade entre 35 a 54 anos, 81%  desse público possui grande controle sobre verbas e 87% concordam que a publicidade B2B chama sua atenção nos aeroportos.“Trata-se de uma audiência com significativa responsabilidade e influência orçamentária. O estudo prova que os executivos não só percebem a publicidade no aeroporto, como também são receptivos e agem de acordo com ela, tornando-a mais relevante do que nunca”, explica Ana Célia Biondi, diretora geral da JCDecaux no Brasil.


Influência nas decisões

Os dados também indicam que, ao criar um senso de marca confiável, o aeroporto supera outros ambientes de publicidade. Por exemplo, em uma avaliação de dez atributos, com notas entre 7 e 10, o aeroporto aparece entre os principais ambientes com maior impacto em percepção positiva de marcas B2B (8.1 foi a nota para a mídia de aeroporto, empatada com a mídia online).

Outro ponto observado é que as marcas B2B que anunciam em aeroportos são associadas a valores bastante positivos, entre eles: marca confiável, global, inovadora, bem-sucedida, prestigiada e profissional. A publicidade nesse ambiente impulsiona a consideração pela marca, além de ação efetiva (em média, 71% de awerness, 58% de consideração, como uma visita ao site, e 65% de conversão).
 

Viajar é preciso

Quando o assunto é o vaivém nos aeroportos, 44% dos executivos fizeram mais de cinco viagens internacionais nos últimos 18 meses e, 69% deles, fizeram essa mesma média de vôos domésticos. Eles afirmam acompanhar um anúncio imediatamente ou logo após o momento do engajamento. Um insight interessante é que, entre os brasileiros analisados, 91% estão entre os mais propensos a tomar medidas ao serem impactados por alguma publicidade relacionada a negócios no aeroporto.

Nesse quesito, os pontos de contato nos aeroportos são fundamentais e eficientes, além de apresentarem afinidade com as classes A e B. Diferentemente da mídia at-home ou online adverstising, a audiência não aperta o comando skip ou bloqueia o anúncio. Em um aeroporto de grande movimentação, como o Internacional de Guarulhos, por exemplo, que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), recebeu cerca de 42 milhões de passageiros em 2018, é impossível não ser impactado pela versatilidade do OOH.

Com formatos de mídia variados, inovadores e de alto impacto, é possível desenvolver circuitos de produtos que acompanham a jornada do business decision maker em pontos estratégicos, adequando às necessidades do cliente. Projetos como painéis suspensos, painéis cúbicos, corredores digitais, totens, videowall na área de desembarque e produtos icônicos em pontos de bastante circulação de passageiros são algumas das inúmeras possibilidades de customização. “A todo momento, eu me inspiro por aqueles anúncios, seus slogans e suas imagens”, disse uma head de vendas e logística, em depoimento colhido pela equipe da pesquisa.


 

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