A JCDecaux, líder mundial em mídia out of home, apresentou ontem (12) pela primeira vez no Brasil na escola de negócios Saint Paul a sua mais nova pesquisa: Brand Urbanism ®. Realizado pela Utopies e encomendado com exclusividade para a empresa de mídia, o estudo faz uma análise do papel das marcas nos espaços públicos urbanos.

Criado para compreender melhor os motivos que levam uma marca a fechar parceria com uma cidade, para iniciar e/ou financiar um projeto de desenvolvimento urbano, temporário ou sustentável, o Brand Urbanism® analisa awareness, realiza enraizamento local e traz diversas iniciativas criativas de impacto positivo e mais de 40 cases, sendo nove brasileiros, que ressaltam o novo papel das empresas no espaço urbano.

Sabemos que a presença das marcas em espaços públicos urbanos não é nova. Segundo a pesquisa, o que é novo, no entanto, é a alta expectativa dos consumidores/cidadãos em relação a elas, já que querem que se comprometam com o bem comum e, em consonância com a sua “razão de ser”, que façam um trabalho útil. Estas novas expectativas convidam as marcas a assumirem a sua influência nos estilos de vida e a contribuírem de forma proativa para melhorar a qualidade de vidas na cidade, cultivando a sua proximidade e notoriedade.

Além da apresentação do levantamento, os convidados tiveram a oportunidade de ouvir Sabrina Muñoz (Head de ativação e desenvolvimento de negócios da Luca, plataforma de decisões baseadas em dados da Telefônica) e Luciana Nicola Schneider (Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú) que contaram sobre suas atuações nas empresas e cases de sucesso como a Bike Itaú e a importância da Big Data para o benefício da cidade.

O Brand Urbanism® emerge em muitas formas e em diferentes setores, para responder a várias problemáticas, como repensar a mobilidade urbana, promover o acesso de todos ao esporte, e ajudar a resolver um problema ambiental. Segundo a pesquisa, o consumidor hoje é impactado 300 vezes por dia com alguma publicidade e 77% das marcas podem cair no esquecimento. Como ser relevante neste cenário? Isso serve para pensarmos em uma forma inovadora e inteligente de trazer para a cidade, de forma alinhada e contínua, soluções para problemas locais, contribuindo para o desenvolvimento do espaço urbano.
 
Estamos contentes por apresentar esse projeto bastante desafiador e inovador. A JCDecaux é líder em mídia OOH e trabalha diariamente em 80 países em espaços urbanos públicos. Já que temos a tecnologia para embarcar em tantas indústrias por que não a trazer ainda mais para o dia a dia das cidades? Sentimos que temos a responsabilidade de apresentar o conteúdo que integra e educa o serviço das cidades e das marcas. Andrea SalinasDiretora de Marketing da JCDecaux Brasil.

A pesquisa Brand Urbanism® pode ser acessada no site da JCDecaux:
https://www.jcdecaux.com.br/pesquisas-e-insights