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Mapa OOH, projeto mantido pelas principais empresas Clear Channel e JCDecaux, passa a oferecer dados mais precisos com atualizações diárias gerenciadas pela All Unite

O Mapa OOH, primeiro projeto de métricas de audiência para a mídia exterior do Brasil, apresenta uma importante evolução após cinco anos de sua criação. Mantido pelas empresas Clear Channel e JCDecaux, o estudo passa a se chamar “Mapa OOH Live” e contará com o fornecimento de dados mais precisos e atualizados gerenciados pela All Unite, ad tech dinamarquesa com atuação em diversos mercados no mundo. Distribuído gratuitamente para agências e anunciantes, o Mapa OOH permitiu um importante avanço ao demonstrar, por meio de números consistentes, a eficácia do OOH em gerar alcance, frequência e um expressivo número de impressões em diferentes campanhas.

Com a atualização diária das métricas e uma nova interface de análise dos resultados, o aprimoramento do sistema favorece os clientes na criação de planejamentos direcionados a resultados mais assertivos em seus investimentos no OOH. Para isso, a metodologia, baseada na instalação de sensores nos equipamentos de OOH que captam a presença e movimentação de aparelhos celulares na proximidade, se mostrou capaz de atender às especificações que o projeto determinava, após diversas provas de conceitos e testes pilotos.

Sempre acreditamos que uma métrica única para todo o meio era fundamental para crescermos nosso share e demonstrarmos para o mercado a nossa relevância. O aumento do investimento no OOH que vimos nos últimos anos é reflexo do nosso empenho para oferecer indicadores confiáveis para os anunciantes. Agora, com o Mapa OOH Live, poderemos expandir rapidamente as métricas para novos exibidores, ambientes e praças, e assim buscar uma participação ainda maior do OOH no investimento publicitário. Ana Célia Biondi Diretora Geral da JCDecaux Brasil

Além de coletar os dados em tempo real, o gerenciamento da All Unite permite a integração de dados dos sensores, com diferentes elementos que trazem informações adicionais e enriquecem o planejamento das campanhas. Essa funcionalidade foi utilizada para adicionar dados de operadora de celular sobre a jornada do consumidor, demografias e referências de alcance e frequência modelados e georreferenciados e projetados para toda a população.

A nova tecnologia eleva o potencial máximo do Out of Home e permite ao mercado conhecer profundidade o comportamento da população em relação aos ativos presentes nas ruas. "O Mapa OOH trouxe muitos aprendizados, repertórios e uma quantidade imensa de informações. Na nova versão, apresentamos recursos e muita tecnologia, garantindo métricas confiáveis e comparáveis às melhores práticas e referências do mercado. Sem dúvidas, será mais um grande avançando da indústria, que seguirá contribuindo com os desafios dos anunciantes, trazendo visibilidade e representatividade para todos os envolvidos”, declara Wlamir Lino, diretor Comercial e de Marketing Brasil & Vendas LATAM da Clear Channel.

Versão beta A partir de setembro, a versão beta do Mapa OOH Live estará disponível aos mais de 500 usuários do projeto inicial e a novos usuários interessados. Nesta primeira etapa, os dados compartilhados são referentes aos equipamentos de mobiliário urbano de São Paulo e do Rio de Janeiro, da Clear Channel e JCDecaux. 

O projeto também tem como meta aumentar a base de exibidoras. Para isso, empresas de todo o Brasil estão sendo convidadas a se juntar às atuais participantes do Mapa OOH Live com o intuito de disponibilizar métricas de forma rápida e transparente.  

Sobre o Mapa OOH Live

A primeira versão do Mapa OOH foi desenvolvida em 2018 e a versão Mapa OOH Live foi desenhada em 2022, com a pesquisa das melhores soluções para pesquisa de audiência do OOH em todo mundo.  Novos hardwares, softwares e fornecedores de diferentes países foram avaliados.  Os principais objetivos foram:

  • Implantar uma coleta passiva dos dados, sem depender da declaração de entrevistados
  • Coletar estes dados e atualizá-los de forma contínua, no menor intervalo possível
  • Utilizar a mesma metodologia para todos os ambientes do OOH
  • Obter métricas para utilização em sistemas de compra programática
  • Acelerar o tempo de implementação em novas praças e ambientes
  • Reduzir o custo do projeto para atrair novos exibidores e aumentar a representatividade da métrica

Sobre a JCDecaux

Líder mundial em Out of Home, a JCDecaux é uma empresa de origem francesa que oferece soluções em publicidade em mobiliários urbanos que integram cidades, aeroportos, transportes e varejo. Presente em mais de 3.500 cidades ao longo de 80 países, o impacto da empresa ultrapassa a marca de 850 milhões de pessoas todos os dias. No Brasil há 25 anos, a JCDecaux se consolidou como líder do mercado de OOH com atuação em 8 estados além do Distrito Federal, e na região Sul através do segmento de Varejo. Com foco na digitalização de ativos e na inteligência de dados, a companhia valida seu caráter de tech company ao desenvolver projetos em OOH cada vez mais assertivos e mensuráveis.

Sobre a Clear Channel

A Clear Channel atua há 22 anos no Brasil e está presente em cidades como Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP). A empresa pertence a Clear Channel Outdoor Holdings, um dos maiores grupos de mídia exterior do mundo, presente em 22 países da Ásia, Europa, América Latina e América do Norte. Com portfólio diversificado, possui 500 mil faces, atingindo milhões de pessoas mensalmente. Cada vez mais promovendo a conexão entre marcas e pessoas, conta com 13,5 mil displays digitais em seus mercados internacionais e mais de 1,2 mil outdoors digitais em 28 mercados dos Estados Unidos.

Sobre a All Unite

A All Unite é uma empresa global de tecnologia publicitária especializada em medição de audiência e análise de publicidade em mídia externa (OOH). Sua tecnologia fornece dados em tempo real sobre o comportamento da audiência e a exposição aos anúncios, permitindo que proprietários de mídia OOH, anunciantes e agências tomem decisões baseadas em dados e otimizem o desempenho das campanhas. As soluções da All Unite incluem sensores digitais e ferramentas abrangentes de análise de dados. A empresa tem sede em Copenhague, Dinamarca, com escritórios em Milão na Itália e em São Paulo no Brasil, e atende clientes globalmente.

Contato à imprensa: Ideal Assessoria
Bruna Manuelle – bruna.manuelle@ideal.pr
Mario Correa – mario.correa@ideal.pr

Published in Comunicado de imprensa, Notícias