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A sustentabilidade é cada vez mais importante para muitos consumidores e marcas. Confira a seguir seis campanhas experimentais que ilustram o poder do out-of-home para definir o tom de questões ambientais.

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade já deixou de ser tendência e passou a ter um papel essencial na estratégia das empresas. Com os consumidores cada vez mais preocupados com questões ambientais e uma ampla gama de tecnologias e opções criativas disponíveis para os anunciantes, as marcas têm a oportunidade de se conectar com seu público-alvo em torno de um problema global comum, ajudando o meio ambiente e a imagem da marca.

Mais de 80% dos participantes de um recente estudo global da Nielsen sentem que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente e se declararam dispostas a colocar seu dinheiro em produtos de marcas que demonstram o compromisso com causas ambientais. Essa paixão pela sustentabilidade não se limita aos millennials, é consistente entre gerações, gêneros e regiões.
 

Campanha ar limpo da Body Shop

 

OOH: UMA SOLUÇÃO 360 GRAUS PARA CAMPANHAS ECOLÓGICAS

A publicidade OOH é uma plataforma poderosa para campanhas ambientalmente amigáveis, abordando questões frequentemente discutidas on-line e trazendo-as para o ambiente urbano, proporcionando um contexto do mundo real e permitindo aos anunciantes explorar todos os cinco sentidospara um maior impacto.
 

Campanha de ar limpo da BNP Paribas em London's Marylebone station

 

COMO A PUBLICIDADE OOH PODE USAR A CRIATIVIDADE E A TECNOLOGIA PARA APOIAR CAUSAS AMBIENTAIS?

As marcas podem aproveitar o poder do OOH por meio de campanhas que criam experiências imersivas, personalizadas e únicas. As marcas costumavam usar o marketing verde para aumentar a conscientização sobre questões ambientais, agora o exploram para incentivar o comportamento responsável do consumidor. Através de campanhas OOH, as marcas impulsionam essas mensagens com presença na vida real e grande alcance.

As marcas podem integrar o digital out-of-home (DOOH, responsável por 24% da receita até 2021) com a tecnologia móvel para criar conteúdo dinâmico (que muda de acordo com as variáveis do ambiente próximo, como clima, notícias em tempo real e movimentos oculares das pessoas que visualizam as campanhas), desencadeando um mundo de possibilidades experimentais.

O marketing experiencial pode ser particularmente benéfico para campanhas com mensagens ecológicas. Os criativos podem usar a própria experiência da publicidade para ter um impacto positivo no ambiente, educando os transeuntes por meio de iniciativas práticas e em movimento.

As cidades estão se tornando cada vez mais conectadas (física e digitalmente), oferecendo uma grande oportunidade para as marcas se conectarem de forma autêntica com o público. Isso pode ocorrer por meio de ativações pop-up, popular por proporcionar encontros únicos e versatilidade.

Selecionamos cinco grandes exemplos de campanhas OOH ambientalmente conscientes que criam uma conexão emocional com os consumidores e impactam positivamente o ambiente ao seu redor.

Hotel para abelhas do McDonald’s

As mudanças climáticas estão colocando em risco a população cada vez menor de abelhas, essencial para a polinização de uma ampla variedade de plantações vitais para o nosso sistema alimentar.

O McDonald's se posicionou e montou "hotéis pata abelhas" atrás de outdoors na Suécia, onde 30% da população das abelhas selvagens está em perigo. O principal problema é a falta de ninhos onde os animais podem viver.

O primeiro teste foi realizado fora de Estocolmo, onde seis grandes hotéis para abelhas foram montados na parte de trás de um outdoor visando ampliar a iniciativa no futuro. As placas estão disponíveis para compra de qualquer franquia suecas do McDonald's.

Recebendo muitos elogios e divulgação, a iniciativa forneceu espaços para milhares de abelhas descansarem com segurança e reforçar o compromisso da marca com a sustentabilidade.

Anunciante: McDonald's
Local: Järfälla (Estocolmo)
Período: abril de 2019
Formato: gande formato - outdoor
Solução criativa: criação especial
 

Zonas de ar limpo em uma das estações mais movimentadas de Londres

A campanha do BNP Paribas filtrou o ar na estação ferroviária de Marylebone, um importante centro de transportes em Londres que combina serviços ferroviários, linhas de metrô e rotas de ônibus. A campanha é o resultado de uma parceria contínua liderada pelo BNP Paribas com Airlabs, Chiltern Railways e JCDecaux.

O BNP Paribas, cuja sede fica a uma curta caminhada da estação, instalou seis sistemas de filtragem de ar inovadores projetados pela Airlabs, que a JCDecaux incorporou aos mobiliários de publicidade da estação, além da publicidade em toda a estação para promover a iniciativa.

Os sistemas de filtragem de ar, que receberam excelente feedback dos passageiros, podiam reduzir os níveis de poluição na estação em mais de 95%.

Anunciante: BNP Paribas
Localização: Marylebone, London
Período: 15 de outubro de 2018
Formato: mobiliário para publicidade interna
Solução criativa: criação especial, tecnologia, experiência
 

Alimentando abelhas urbanas

Em maio de 2018, no período que antecedeu o Dia Mundial das Abelhas, a A1 Telecom chamou a atenção para uma questão recorrente nas paisagens urbanas que muitas vezes é negligenciada: devido ao efeito do aquecimento global no tempo de floração, os suprimentos de comida das abelhas no final do verão são frequentemente esgotados. Quando as abelhas passam fome, os seres humanos também podem ser afetados, já que até um terço do suprimento de alimentos do mundo depende delas.

Para ajudar as abelhas das cidades e conscientizar sobre esse problema, a empresa de telecomunicações A1 Telekom transformou o coração da capital da Eslovênia, Ljubljana, em um jardim urbano de 3.500 plantas para abelhas, durante uma semana. Os pedestres foram incentivados a pegar um dos 12 tipos de plantas dos painéis das ruas para criar seu próprio jardim em casa e ajudar as abelhas até o outono.

A campanha também ressoou nas mídias sociais, alcançando mais de 350.000 usuários, criando quase 3.500 interações e 88.330 visualizações de vídeo - um excelente resultado para uma campanha de uma semana, que ilustra como os esforços de OOH e marketing on-line podem se apoiar, e como as marcas podem gerar um forte envolvimento do público com mensagens ecológicas.

Anunciante: A1 Telecom Slovenija
Localização: Slovenska cesta
Período: Verão de 2018
Formato: Mobiliário Urbano
Solução criativa: criação especial, experiência
 

Campanha da A1 Telecom Slovenija em apoio as abelhas urbanas

Triagem de resíduos no caminho de casa

A Ikea, na vanguarda das campanhas inovadoras OOH e defensora do marketing verde, levantou a questão da reciclagem com um abrigo de bonde personalizado em Praga que chamou a atenção com uma miniestufa 3D no topo da estrutura.

A estufa, parte da oferta dos varejistas para jardineiros urbanos, chamou a atenção para o abrigo de bonde, anexando caixas para a triagem de resíduos. Os passageiros que esperavam pelo bonde puderam aproveitar a oportunidade para esvaziar os bolsos nas lixeiras.

Anunciante: Ikea
Localização: Prague, Czech Republic
Período: 29 de março a 11 de abril de 2016
Formato: mobiliário urbano
Solução criativa: criação especial, experiência
 

Ikea, abrigo de bonde com estufa

 

Reciclagem de plástico em tempo real no ponto de ônibus

A marca de roupas de surf O´Neill elevou o envolvimento do publico, educando os moradores de Amsterdã sobre a reciclagem de plástico com um simples exercício em tempo real.

Um embaixador da marca O’Neill pediu aos transeuntes que tirassem selfies - e jogassem seus óculos de sol em uma lixeira. O embaixador explicou que, embora garrafas de plástico e óculos de sol sejam feitos do mesmo material, as pessoas costumam usar garrafas apenas uma vez antes de descartá-las, o que você não faria com seus óculos de sol.

O embaixador levou os participantes a um abrigo de ônibus próximo - com câmera, tela para selfies e uma impressora 3D incorporada - onde receberam uma pequena prancha de surfe como brinde, um exemplo inteligente das possibilidades com plásticos reciclados.

Anunciante: O'Neill
Local: Amsterdam
Período: julho de 2016
Formato: mobiliário urbano
Solução criativa: criação especial, experimental
 

Abrigos de ônibus que ajudam na purificação do ar no centro de Londres

A Body Shop, que muitas vezes incluiu mensagens ecológicas em suas campanhas, fez parceria com a JCDecaux UK, a Airlabs e a Maxus, empresa de tecnologia verde, para incorporar unidades de filtragem de ar inovadoras em sua publicidade em três pontos de ônibus no centro de Londres em 2017. O objetivo da campanha era ajudar a reduzir a exposição dos londrinos ao ar poluído, inspirar outras empresas e principais partes interessadas a se envolverem nos esforços para garantir o ar limpo da cidade e aumentar a conscientização sobre a tecnologia de limpeza do ar disponível.

A campanha ocorreu em uma área que é marco turístico e um centro de negócios, com grande volume de passageiros e outros usuários de transporte público. A pesquisa da Airlabs mostrou que o centro de Londres excedeu os limites legais de níveis de dióxido de nitrogênio várias vezes naquele ano.

A tecnologia de limpeza do ar, perfeitamente integrada aos painéis do abrigo de ônibus, removeu poluentes e forneceu um ar até 95% mais limpo, ajudando a proteger os passageiros que estão dentro dos pontos de ônibus e correm alto risco de exposição à poluição. O ar limpo fornecido pela campanha poderia encher mais de 80 ônibus todos os dias.

Muitos londrinos desconheciam a poluição do ar na região, e a comunicação ao lado dos filtros de limpeza do ar educava, quem passava pelo local, sobre seus efeitos adversos à saúde e ao bem-estar, bem como seu efeito sobre a pele.

Anunciante: The Body Shop
Localização: Central London
Duração: 22 maio - 18 junho 2017
Formato: mobiliário urbano
Solução criativa: construção especial, tecnologia, experiência
 

 

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