Nos meses de julho e agosto, assim como parte da população, diversos anunciantes voltam com suas atividades aos espaços urbanos. A JCDecaux, líder em out-of-home no Brasil, também acompanha esse movimento auxiliando as agências com dados, pesquisas e criatividade na retomada

Com a reabertura gradual do comércio e novas medidas de segurança e higiene, controlada pelas autoridades, é possível notar que, dia após dia, as pessoas voltam as ruas e suas rotinas. O mesmo acontece com as marcas, que acompanham esses movimentos da audiência desde o início da pandemia, e também retomam, gradualmente, suas exposições ao ar livre, como pudemos ver nas novas campanhas, durante o mês de julho e agora já no começo de agosto, em mobiliários urbanos e painéis nas estações de metrô.  A cada etapa da crise mundial provocada pelo coronavírus, os anunciantes de OOH têm se reinventado sempre com empatia e criatividade.
 
A publicidade OOH sofreu com os impactos do isolamento social, mas, em nenhuma fase, deixou de manter o vínculo emocional com a sociedade ou de cumprir a missão de trazer informações confiáveis. Ana Célia BiondiCEO da JCDecaux Brasil e presidente da Associação Brasileira de Out Of Home (ABOOH)

Novo momento, novas ideias

Nesta retomada aos espaços externos, as marcas também precisam se sentir seguras,
com estratégias eficientes e coerentes com a momento atual. Pensando nisso, os OOH Thinkers, que representam o jeito inovador de pensar e atuar da JCDecaux, elaboraram uma série de ações que visa fornecer suporte e informação para anunciantes e agências em suas tomadas de decisões.

Uma delas é o painel Mood Audience, relatórios que, ao longo de seis semanas, têm monitorado o nível de confiança e disposição das pessoas com relação à rotina e aos planos futuros. Semanalmente, o Mood Audience traz os últimos dados sobre a retomada do comércio e sobre o comportamento da população, que é atualizado com índices de São Paulo e Rio de Janeiro. Na edição do período de 10 a 14 de julho, por exemplo, as pesquisas mostraram o crescimento de 28,3% no número de pessoas que afirmaram sair mais às ruas em comparação aos últimos 7 dias da semana anterior na cidade de São Paulo. Outro dado interessante é o aumento de 12,2% das pessoas que dizem planejar viagens de avião nos próximos meses*.

Para acompanhar passo a passo da jornada outdoor, outra solução pensada pelos OOH Thinkers é o Mobility Tracker, um estudo que traz a audiência atual com informações sempre atualizadas e também a previsão de crescimento da audiência nas ruas e nas principais rotas de transporte, com base em uma série de informações do mercado.

No site da JCDecaux Brasil também é possível conferir soluções criativas para as marcas que pretendem retomar suas campanhas outdoor, além de insights sobre os principais segmentos e indústrias que reiniciam as operações gradualmente. Com tantas mudanças diárias em nível global, entender e interpretar as tendências é mais um dos desafios dos novos tempos.

*dados de 10 a 14 de julho 2020, na cidade de São Paulo. Pesquisa por painel eletrônico Instituto Offerwise.
 

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