O ano de 2020, sem dúvidas, já está marcado pelo menos por duas mensagens importantes: “fique em casa” e “lave as mãos com frequência”. Esses avisos, que têm como objetivo proteger milhares de vidas e alertar a população sobre a disseminação do novo coronavírus, também ganharam os espaços dos mobiliários urbanos espalhados pela cidade. Em um momento de diminuição da circulação de pessoas e restrições no comércio, empresas de publicidade outdoor disponibilizam faces para amplificar esses recados.

Por serem mídias de credibilidade de grande impacto, não é de hoje que a publicidade OOH tem usado sua força para apoiar boas iniciativas. A JCDecaux Brasil, presente em 11 capitais brasileiras em mais de 14 mil faces publicitárias de mobiliário urbano, tem o compromisso com inúmeras parcerias de utilidade pública e já liderou desde campanhas sobre a qualidade do ar até mobilizações para a doação de sangue, como o projeto com a Fundação Pró-Sangue, em 2018, que exibiam nos relógios de rua os níveis dos estoques dos bancos de sangue da cidade.

Em pleno momento de crise, em que todos os esforços devem se voltar para as informações sobre a pandemia do coronavírus, não poderia ser diferente. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a JCDecaux vem utilizando os relógios de rua para veicular mensagens sobre a importância de evitar aglomerações com dicas simples, mas que são fundamentais neste período, como lavar as mãos várias vezes ao dia.

Outras empresas de OOH, como a Elemidia e a Otima também estão fazendo parte desse movimento para achatar a curva de contaminação. Assim como alguns anunciantes, que aproveitam a visibilidade das faces para prestar homenagens aos profissionais de saúde e também relembrar a população sobre os cuidados.

Não é só no Brasil que esse movimento acontece. Por ser uma mídia versátil, a mídia OOH permite entrar na campanha de alerta sobre o coronavírus com mensagens criativas. Na Tailândia, estudantes de publicidade da Miami Ad School encontraram uma forma de driblar o momento difícil com uma ideia genial. Eles tiveram a ideia de criar anúncios em outdoors pela cidade com “ameaças” de spoiler de séries da Netflix, incentivando as pessoas a não saírem em casa.

Seja com pitadas de bom humor ou informações sérias em tempo real, a mídia OOH está comprometida com esta causa e pretende continuar sendo uma aliada da população mundial amplificando as mensagens de combate à Covid-19.

 
 

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