Menu
                            


A JCDecaux SA (Euronext Paris: DEC), empresa líder global um em publicidade out of home, desenvolveu e agora oferece às autoridades locais seu novo abrigo de ônibus com resfriamento natural de nova geração, com uma solução para as ilhas de calor urbanas. O novo modelo expande a gama de abrigos de ônibus inovadores lançados pelo Grupo no final de 2019, que inclui o Filtreo®, o abrigo de ônibus cujo teto verde ajuda a reduzir a poluição urbana.

 

Os verões se tornaram mais quentes nos últimos anos. Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), 2019 foi o segundo ano mais quente já registrado após 2016. A OMM também observou que a temperatura média entre 2015 e 2019 foi 1,1° C mais alta do que em cinquenta anos, entre 1850 e 1900. Esse aumento da temperatura tem consequências generalizadas e leva à formação de ilhas de calor urbanas, com impacto nas cidades e na saúde e bem-estar de seus habitantes.

Para ajudar a resolver esse problema, estão sendo testadas várias iniciativas para criar áreas de refrigeração na cidade durante o verão. A JCDecaux desenvolveu uma solução patenteada inovadora para refrescar as pessoas em pontos de ônibus, proporcionando uma sensação de conforto e bem-estar durante períodos de calor intenso.

O departamento de P&D da JCDecaux inspirou-se em um processo antigo e natural: resfriamento evaporativo. O ar quente que entra no abrigo do Natural Cooling flui através de um painel úmido no formato de favo de mel. Em seguida, é resfriado naturalmente por evaporação. Esta solução inclui um tanque para coletar água da chuva da parte superior do abrigo e um sistema para canalizar a água para o módulo de resfriamento. Se não houver vento, os ventiladores sopram o ar quente através da parede. O ar frio é direcionado aos usuários que esperam no abrigo. Painéis solares na cobertura do abrigo produzem a energia necessária. O sistema de controle em tempo real detecta as condições climáticas e a presença humana no local, garantindo o funcionamento eficiente e somente quando necessário.

Combinando energia solar com a captação de água da chuva, esta solução independente evita o uso de ar condicionado com alto consumo de energia. Ao contrário da nebulização, o processo de evaporação não apresenta riscos para a saúde, pois não cria micro-gotículas.

O Natural Cooling atua como uma espécie de oásis de refrigeração urbana para o conforto e bem-estar dos passageiros. Esse efeito é ainda mais aprimorado pelo uso de madeira e cores claras. O design inspirado em pérgola é amigável e acolhedor. Os transeuntes são incentivados a entrar no interior com sombra e aproveitar os assentos, inspirados em móveis.

Testes em uma câmara de calor confirmaram a capacidade do sistema de reduzir a temperatura entre 4 ° C e 7 ° C a 36 graus e 50% de umidade. O Natural Cooling em breve será testado em condições reais.

A JCDecaux é  parceira de cidades do mundo todo. Estamos inovando continuamente para desenvolver produtos e serviços para melhorar a vida urbana cotidiana e buscar maior sustentabilidade. Nossa equipe de P&D projetou uma nova geração de abrigos de ônibus inspirados na natureza. Após o abrigo de ônibus Filtreo®, o Natural Cooling melhorará a qualidade da vida urbana durante as ondas de calor cada vez mais frequentes. O sistema de resfriamento evaporativo do abrigo de ônibus é uma solução prática para o conforto dos cidadãos. Jean-Charles Decaux Presidente do Conselho Executivo e Co-Diretor Executivo da JCDecaux

 

 

 

 

 

Published in Notícias, Internacional, about #midiaooh, #novidadesoutofhome