2º Webinar OOH Thinkers: A Magia de Viajar Está Voltando
A magia de viajar está voltando, realmente. Vemos um crescimento superlativo no turismo, em vários setores e agora temos o desafio de fidelizar, esses turistas que estão viajando pelo Brasil. Gilson Machado NetoMinistro do Turismo


A retomada das viagens no Brasil também tem impulsionado as compras nos aeroportos. Segundo pesquisa da JCDecaux Brasil, líder mundial em mídia aeroportuária, com viajantes nos aeroportos de Brasília e Guarulhos em julho, 70% dos respondentes fizeram alguma compra nesses hubs. A pesquisa ainda mostra que a mídia OOH nesses espaços tem ganhado a atenção de 81% dos passantes, sendo que 70% afirmam que acompanhar as propagandas faz parte da experiência de viajar. 

O levantamento foi apresentado no segundo Webinar A magia de viajar está voltando, realizado pela JCDecaux na última quinta (23), e que contou com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, do diretor Comercial e de Marketing da JCDecaux, Heitor Pontes, da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Magda Nassar e do vice-presidente da Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília (DF), Juan Horacio Djedjeian. Além de mediação de Felipe Gil, diretor de conteúdo da Trip Editora e da revista de bordo da GOL Linhas Aéreas.   

De acordo com Heitor Pontes, a resposta positiva da população abre caminho para que as marcas voltem aos espaços de mídia nos aeroportos. “O OOH é quem constrói a comunicação entre as marcas e os viajantes ao longo de toda sua experiência no aeroporto e isso é muito positivo para os anunciantes, principalmente nesse momento, em que estar nesses espaços significa fazer parte de um momento sonhado pelo viajante”, destaca. 

No evento, o ministro Gilson Machado Neto falou sobre a importância do turismo doméstico para sustentação de todo o setor durante a pandemia. “A magia de viajar está voltando, realmente. Vemos um crescimento superlativo no turismo, em vários setores e agora temos o desafio de fidelizar, esses turistas que estão viajando pelo Brasil”, destaca. 

O ministro também ressaltou o aumento de profissionais contratados no setor. “Segundo o Caged, os empregos formais no turismo cresceram 25% em julho. E, segundo o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, o setor hoteleiro teve alta de quase 20% na ocupação entre junho e julho. Então, a gente vê coisas muito boas voltando a acontecer”, contou.

O vice-presidente da Inframérica, concessionária que administra o aeroporto de Brasília, maior hub de voos domésticos do País, conta que o aumento nos voos no aeroporto é de 270% ante 2020. “Os protocolos de higienização implantados e seguidos com rigor ajudam na confiança do passageiro. O aeroporto de BSB já recuperou 70% no fluxo de pessoas de 2019. Além disso, todas as lojas estão operativas e mais empresas têm chegado aos espaços de conveniência”, conta. 

Também presente no evento, a presidente da ABAV, Magda Nassar, ressaltou que a retomada no setor de agenciamento de viagens também acontece em ritmo acentuado e que esse fluxo também é fruto da preparação do setor para receber os viajantes em toda sua jornada turística. 

Sobre os destinos preferidos dos turistas, Magda conta que o desejo por sol e praia segue latente, mas que o consumidor tem buscado também por aquela viagem dos sonhos. “As teorias no começo da pandemia de que os turistas só buscariam lugares ao ar livre não se confirmaram e, na verdade, a tendência é que as pessoas voltem aos destinos originais e é importante respeitar esse desejo do consumidor”, disse ela. 

A terceira edição da série de Webinars OOH Thinker Aeroportos - A magia de viajar está voltando acontece no fim de outubro, com a presença de outro grandes nomes do ecossistema de turismo nacional. 

 

Webinar OOH Thinkers: A magia de viajar está voltando
Em webinar, diretora-geral da JCDecaux e CEOs da GOL Linhas Aéreas, GRUAirport e CVC Corp debateram sobre as expectativas de retomada do turismo para os próximos meses
Em webinar, diretora-geral da JCDecaux e CEOs da GOL Linhas Aéreas, GRUAirport e CVC Corp debateram sobre as expectativas de retomada do turismo para os próximos meses