A Publicidade nos aeroportos é o meio de comunicação em massa com maior prestígio entre os consumidores, segundo levantamento global da agência de pesquisa independente ReserachBods, encomendada pela JCDecaux, líder mundial em Out Of Home. A pesquisa realizada com 6 mil consumidores na China, França, Alemanha, Reino Unido e EUA, mostra que a propaganda aeroportuária confere status e a crença de que um produto é mais valioso.

No índice criado pela ResearchBods, a audiência nos aeroportos teve pontuação de 111 em value ante 101 de TV, revista impressa 100, redes sociais 95 e site 94 e 113 em prestígio, enquanto TV teve pontuação de 99, revista impressa 98, redes sociais 99 e sites 99.  

Segundo a diretora-geral da JCDecaux no Brasil, Ana Célia Biondi, as marcas que estão no aeroporto se beneficiam desse olhar do consumidor. “Nos aeroportos de Guarulhos e de Brasília percebemos que as marcas estão voltando focadas no que quer o cliente nesse momento de retomada. O consumidor quer fazer de sua volta às viagens e aos aeroportos um momento memorável, por isso as marcas estão pensando em peças e projetos que estejam nas ruas e nos espaços aeroportuários para trazer boas experiências e imersão”, explica. 

Para o diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da JCDecaux Global, Jérôme Lepage, o estudo chega em um momento importante de retomada e mostra que o aeroporto continua a definir prestígio e luxo nos maiores mercados de mídia em todo o mundo.
 
A JCDecaux tem investido continuamente na transformação de nossos ativos em Aeroportos. Esta evolução é guiada pela nossa visão de uma experiência aprimorada e contextualizada graças às nossas novas capacidades digitais, bem como a nossa expertise em termos de dados, tornando o Aeroporto um dos ambientes publicitários mais poderosos e influentes.

Retomada das viagens no mundo

À medida em que as viagens começam a retornar impulsionadas pelo avanço da vacinação e pelas recentes decisões de abertura de países como o Estados Unidos e Reino Unido, há uma confiança renovada nas viagens, como mostra pesquisa com passageiros do GRUAirport em julho de 2021, onde 87% dos entrevistados disseram que estavam se sentindo confiantes e seguros ao viajar e mais da metade já tinha viagem agendada para o segundo semestre do ano. Mesmo cenário vive a Europa, segundo a Comissão Europeia de viagens (ETC), quase 70% dos europeus dizem planejam viajar até o final de janeiro de 2022.

Metodologia

A ResearchBods conduziu a pesquisa realizada de maneira online usando duas marcas fictícias (uma marca de perfume de luxo e uma marca de tecnologia business-to-business) e mediu as respostas dos consumidores ao ver o visual de um criativo de cada marca exibido em um dos cincos ambientes de publicidade. Para cada pesquisa, a ResearchBods recrutou 6.000 pessoas, 1.200 pessoas em cada um dos cinco países (China, França, Alemanha, Reino Unido e EUA).

Uma marca de luxo fictícia: os entrevistados viram um anúncio de uma marca fictícia de perfume de luxo ‘L’Amour’ em apenas uma mídia, relevante para seu mercado. Eles foram questionados sobre o que esperariam pagar por aquela marca (em sua moeda local), escolhendo uma faixa de preço. Os resultados foram indexados, de forma a permitir uma comparação entre os mercados.

Uma marca fictícia business-to-business (B2B): os entrevistados viram o visual de um anúncio de uma marca fictícia de tecnologia B2B "Connex". Foi perguntado a eles: “Quão prestigiosa você acha que esta empresa é em uma escala de 1 a 10, se 1 não tem prestígio e 10 é muito prestigioso?” Os resultados foram indexados, de forma a permitir uma comparação entre os mercados, em termos do prestígio relativo dos ambientes publicitários no seu país.

A magia de viajar está voltando

Atenta a retomada dos aeroportos e dos investimentos em publicidade, a JCDecaux promove a campanha A magia de viajar está voltando, que tem como objetivo incentivar a população e as grandes marcas a retornar aos aeroportos e as viagens, nesse momento em que a imunização da população tem avançado. Com veiculação nos mobiliários urbanos do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e nos aeroportos de Guarulhos e BSB, a JCDecaux conta com o apoio de grandes empresas e entidades do setor, como o Ministério do Turismo, CVC Corp, GRUAirport, Inframérica, Abracorp, ABAV e Supera Turismo.

Sobre a JCDecaux 

A JCDecaux surgiu em 1964 na França e hoje é líder mundial em out-of-home, reconhecida por sua expertise nos principais setores de atividade do segmento: mobiliário urbano, aeroportos, transportes, grandes formatos, shoppings e bicicletas. Presente em mais de 80 países, em 3.670 cidades, a empresa impacta mais de 840 milhões de pessoas diariamente em todo o mundo, oferecendo soluções segmentadas e integradas de comunicação com o público, com ampla variedade de produtos. Há 22 anos em operação no Brasil, a JCDecaux se tornou parte integrante dos espaços urbanos do país e consolidou a liderança no setor com uma operação nacional, atuando em 8 estados e no Distrito Federal, nos mais importantes segmentos de OOH: mobiliário urbano, aeroportos e metrô.