O site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e rastrear visitas. Confira a nossa Política de Cookies caso deseje obter maiores informações.
A máscara se tornou um item indispensável e a confecção da mesma pode ser fabricada por qualquer cidadão em sua casa.
As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Para ser eficiente, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações:
- É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.
- Para a produção, serve qualquer pedaço de tecido: uma camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.
- Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
- Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos;
Também é importante lembrarmos de alguns pontos e cuidados:
- Use a máscara sempre que precisar sair de casa.
- A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano. Leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando for trocar.
- A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras.
Seja criativo, crie seus modelos personalizados, coloridos, e compartilhe em suas redes incentivando todos a se preservarem.
Sempre use máscara. Isso irá proteger você e sua família.
Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/coronavirus-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao
Quer saber mais?