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A mídia OOH é a única que oferece a possibilidade de campanhas multissensoriais que transformam anúncios em uma experiência imersiva. Ao integrar áudio e materiais visuais, os anunciantes conseguem chamar a atenção do público e gerar impacto extra na entrega de mensagens e construção da marca.

MERCADO SENSORIAL: UMA EXPERIÊNCIA HUMANA

Marketing multissensorial é definido pelo uso de pelo menos dois dos cinco sentidos (visão, olfato, tato, som e paladar). Campanhas com marketing sensorial incluem apelos emocionais, cognitivos e comportamentais. As marcas que optarem por ir além da comunicação visual e combinar diferentes sentidos em uma campanha podem efetivamente se conectar aos consumidores em um nível emocional mais profundo. E como as reações às experiências dos sentidos são subjetivas, a criação de uma experiência multissensorial para o público permite que as marcas criem uma conexão única com os consumidores individualmente.

O AMBIENTE OOH

O público OOH é particularmente caracterizado por sua mentalidade ativa. Eles são receptivos e estão abertos a interagir com conteúdo relevante. Compreender as características de diferentes públicos em diferentes ambientes é fundamental no desenvolvimento de campanhas multissensoriais. Campanhas OOH que envolvem diferentes sentidos dão vida à marca; elas são surpreendentes, chamam a atenção e trazem uma dimensão nova e única à publicidade. 

 Em uma campanha inovadora para gerar buzz sobre a nova página inicial do Google, os abrigos de ônibus de Chicago foram transformados em casas inteligentes.


UMA OFERTA SONORA

A maioria das pessoas é influenciada pelo que ouve; o som afeta o humor, a emoção e o estado de espírito das pessoas. O som é o segundo sentido mais impactante e amplamente utilizado no marketing, pois cria um elemento de surpresa e, efetivamente, chama a atenção e aumenta a lembrança da marca. No geral, o som pode criar uma atmosfera e acionar sua imaginação. Com os avanços na tecnologia de voz, desde assistentes de voz on-the-go até dispositivos inteligentes em casa, 2020 é o ano para ser ouvido.

"À medida que os usuários se acostumam a pesquisar e executar tarefas usando a voz, as oportunidades por trás dessa tecnologia aumentam.” Neil Ballinger, Head of CX at Nimbletank Fonte, The Drum


ATIVAÇÃO SONORA EM OOH


Existem inúmeras maneiras de integrar som e oferecer ao público conteúdo exclusivo e envolvente. O uso de alto-falantes está entre as maneiras mais simples e comuns de integrar o som em uma campanha OOH. O conteúdo sonoro exclusivo por meio de um fone de ouvido, por outro lado, cria uma interação mais pessoal e individual. As telas digitais de toque podem levar as interações um passo adiante, oferecendo uma combinação de conteúdo audiovisual, em que os consumidores são obrigados a ativar o som reagindo com chamadas para ações no painel. A adição de sensores de movimento também pode criar um elemento surpresa e esse conteúdo é eficaz para chamar a atenção e aumentar a lembrança. Por fim, tecnologias mais avançadas, como OUIBot e Beakle, permitem que as marcas integrem suas estratégias digitais e OOH e direcionem o tráfego móvel, oferecendo uma conexão entre público e anúncios por meio de um smartphone.

UMA SOLUÇÃO VERSÁTIL PARA MARCAS VERSÁTEIS

Anunciantes devem usar recursos sonoros em ambientes diferentes para propósitos diferentes. As marcas de turismo são ótimas no uso de áudio para imergir o público na cultura local e para ajudá-los a se imaginar no destino. Com campanhas cinematográficas, o som rapidamente chama a atenção, transportando pessoas para o enredo do filme, criando uma associação pessoal com os personagens. Os anunciantes de automóveis costumam usar recursos sonoros para trazer um elemento realista ao visual, educar seus consumidores e ilustrar melhor um dos elementos mais atraentes de seu produto, a potência! Mas essas são apenas três categorias de produtos, confira como outros segmentos integraram efetivamente esses recursos para trazer uma nova dimensão às suas campanhas de OOH.

SOBRE SOLUÇÕES CRIATIVAS JCDECAUX

A Creative Solutions é uma divisão internacional da JCDecaux que traz conceitos inovadores de OOH à realidade das ruas. As campanhas da Creative Solutions chamam a atenção e dialogam com o público-alvo. Quer sejam construções especiais ou conteúdo dinâmico, equipes dedicadas em todo o mundo usam as mais recentes tecnologias para otimizar campanhas em todos os ambientes de OOH.